Guaco: Como fazer chá, xarope, receitas, cicatrizante e benefícios

São inúmeras as propriedades medicinais do guaco, dois de seus principais efeitos são o broncodilatador e expectorante, mas, você, sabe o que é guaco?

Guaco é é uma planta que se desenvolve bem em locais com clima ameno, como os da região Sul. Excelente contra gripes e resfriados, além de tosseasma e bronquite. No geral, guaco ajuda no tratamento de problemas respiratórios, que se intensificam no inverno.

Por isso, tomar chá de guacho, xarope… é uma boa dica para você que está com alguns desses problemas, mas, lembre-se, em tempos de gripe A H1N1, nada substitui a consulta médica, por isso, antes de tomar, fale com o seu médico sobre contra indicações.

O guaco, também é conhecido como erva-de-serpentes, cipó-catinga ou erva-de-cobra.

Veja algumas receitas de como fazer chá de guaco, xarope de guaco com mel e cicatrizante:

Chá de guaco: Colocar 5 g (cerca de uma colher de chá) de folhas secas em meio litro de água fervente. Abafar e depois coar. Pode ser tomado como um chá comum, três vezes ao dia. Dica: para secar as folhas, pendure-as amarradas em maço, num local arejado e sem umidade.

Xarope de guaco com mel: Coloque um punhado de caules e folhas em 2 e 1/2 litros de água fervendo, deixando no fogo até reduzir para 1/2 litro. Espere esfriar um pouco, filtre, junte 250 g de açúcar e ferva até o ponto de xarope. Desligue e acrescente 3 colheres(sopa) de mel. Deixe esfriar e guarde em um vidro bem limpo e seco. Usar como um xarope, três vezes ao dia.

Xarope de guaco: Ferver água e açúcar em ponto de calda. Juntar um chá bem forte de guaco e misturar até incorporar bem. Para aliviar a tosse, recomenda-se 1 colher (sopa) três vezes ao dia.

Receita cicatrizante: Ferver algumas folhas de guaco com um pouco de água, juntando uma pequena quantidade de raiz de confrei e um pouco de casca de romã.

Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/ervas2.html