Estava assistindo TV, e ví que o novo Honda Civic 2010 vem como piloto automático, dai me perguntei: o que é piloto automático? como funciona no carro? para que serve no veículo? como usar?

Já que estou loonge de ter um carrão desses, pelo menos fico sabendo da teoria para que serve, quais são os beneficios e no que auxilia.

Veja tudo sobre o piloto automático:

O cruise control, também erroneamente conhecido como piloto automático, é um dispositivo cujo objetivo é manter a velocidade pré-estabelecida no veículo, mesmo em caso de condições adversas. Quer dizer, se há perda de velocidade em uma subida, o dispositivo se encarrega de acelerar o veículo para manter a velocidade; ao mesmo tempo, se em uma descida houver ganho de velocidade, o equipamento automaticamente diminui a aceleração.
O princípio de funcionamento é muito simples: é um servo a vácuo que movimenta o cabo do acelerador, puxando-o quando há a necessidade de acelerar e empurrando-o quando for preciso reduzir, de maneira que seu único objetivo é excluir a necessidade de usar o pedal do acelerador. Este controle é baseado em informações obtidas por um sensor de velocidade instalado junto à caixa de câmbio, e não depende do veículo ser com câmbio automático ou manual, nem de ser com injeção eletrônica, Diesel ou com carburador.
Basicamente todos funcionam seguindo o mesmo princípio: são 4 botões junto ao volante, ou na coluna de direção: ON/SET, RESUME, SPEED+ e SPEED-.
A partir do momento em que o motor é ligado, pode-se a qualquer momento premir ON/SET para ligar o dispositivo. Quando o veículo atingir a velocidade desejada, premir novamente ON/SET para determinar esta velocidade. Querendo alterá-la, acelerar ou frear o veículo até a alteração deseja da e novamente utilizar ON/SET.
Pronto, pode-se parar o uso do pedal do acelerador. Com os botões SPEED + e SPEED -, respectivamente, ganha-se ou diminui a velocidade em 1 km/h a cada vez que o botão é acionado, ou seja, passa a funcionar como um acelerador de mão.
Por motivo de segurança, o dispositivo desarma automaticamente ao mínimo toque no pedal do freio ou da embreagem, para o caso de se precisar reduzir, parar ou mesmo acelerar fundo em caso de uma ultrapassagem. Para voltar então à velocidade anterior, premir RESUME.
Como esse sistema convencional, por depender do vácuo (depressão) gerado pelo coletor de admissão torna-se muito lento, ou seja, o botão é apertado mas a resposta custa a aparecer, algumas marcas o têm substituído por um servo-motor elétrico, muito mais eficiente.

Fonte: Aqui