Se você vai tirar sua primeira carteira de habilitação (CNH), também conhecida como carteira de motorista, pode estar nervoso ou então esperançoso, sonhando em ver a hora de estar com ela em mãos para poder pegar o carro do pai, mãe, tia, vó… e sair poraí. Foi assim comigo.

Mas antes é preciso marcar os exames médico e psicotécnico, fazer aulas de legislação e ser aprovado nos testes teórico e prático veicular. Aí sim, você terá a tão sonhada!

Não tem muito segredo, a prova teórica sobre legislação de trânsito terá questões (perguntas) de multipla escolha, com tudo aquilo que você viu durante as aulas. Primeiros socorros, leis, sinalização (placas)… Uma das dicas é estudar bem a apostila e entender tudo o que nela está. 

A segunda dica é fazer simulados de provas do Detran, existem muitos deles online e para todos os estados: PR, RJ, SP, MG, RS, SC, MT, RO, BA… entre outros. Veja exemplos de sites com simulado de provas do Detran: site 1, site 2  e site 3

Veja quais são as novas regras para quem quer obter a CHN 2009:

A principal alteração, de acordo com a resolução, será o aumento das horas aulas. O curso teórico passa de 30 para 45 horas aulas. As horas adicionais se devem, principalmente, a inclusão de aulas sobre as conseqüências da ingestão de bebidas alcoólicas e cuidados especiais com motociclistas. Nas aulas práticas, haverá aumento de 5 horas aulas, passando de 15 para 20.

De acordo com a resolução, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou as novas medidas motivado pelo grande número de acidentes de trânsito no País, além da necessidade de melhorar a formação dos motoristas.