Dieta contra acne (espinhas), acabar, diminuir


dietaUma nova pesquisa mostra que os alimentos influenciam no tratamento para combater o problema, que atinge 80% dos adolescentes entre 13 e 18 anos.

Até pouco tempo atrás, o dermatologista ia dizer que não havia dados científicos que comprovassem a relação entre chocolate, azeite ou queijo com o aparecimento de cravos e espinhas. Mas um estudo realizado recentemente pela Universidade de Melbourne, na Austrália, mudou alguns destes conceitos e apontou que a alimentação influi sim no desenvolvimento do quadro acnéico.

O estudo contou com 43 voluntários com acne (espinhas), que foram divididos em dois grupos. Por 12 semanas seguiram dietas diferentes. O primeiro consumiu alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, que proporcionam picos de açúcar no sangue. O segundo grupo ingeriu apenas alimentos com baixo índice glicêmico, ou seja, que liberam glicose lentamente na circulação.
Ao final, observou-se que as lesões do primeiro grupo pioraram consideravelmente, o que levou a crer que uma dieta composta por alimentos que elevam rapidamente a taxa de glicose no sangue podem favorecer o aparecimento de cravos e espinhas.

De acordo com a dermatologista Letícia Secco, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o fenômeno seria explicado pela ação da insulina, hormônio produzido no pâncreas, que controla a taxa de açúcar no organismo. Ela interfere em outras substâncias, inclusive aquelas ligadas ao aparecimento da acne.

“Ao verificar picos de açúcar no organismo, a insulina rapidamente entra em ação para controlar as alterações. Essa dose extra de hormônio estimula a produção irregular de andrógeno, considerado o principal responsável pelo aparecimento da acne”, diz a especialista.

Para que a situação não alcance níveis mais sérios, é necessário realizar um controle alimentar e consultar um dermatologista o quanto antes. Só ele será capaz de diagnosticar a doença com precisão e indicar o tratamento ideal. “Além de uma dieta balanceada, o uso de medicamentos tópicos ou orais corretamente indicados é muito fundamental”, afirma Letícia.

A especialista reforça que em casos mais graves, quando a acne alcança os gruas III e IV o tratamento mais eficaz é a isotretinoína, substância derivada da vitamina A, e conhecido comercialmente com o nome de Roacutan. “A substância reduz o tamanho das glândulas sebáceas e ainda normaliza a queratina na abertura do folículo piloso. A isotretinoína consegue ainda eliminar as condições que propiciam o desenvolvimento de bactérias e a inflamação”, afirma.

Como em qualquer outro tratamento, é muito importante que os cuidados com a acne sejam levados a sério. As orientações do dermatologista devem ser seguidas a risca e a terapia deve ser cumprida até o fim. Com informações corretas e o auxílio de um especialista é possível tornar o sonho da pele perfeita em realidade.

Fonte: iTodas

Leave a Reply