Saiba mais sobre Arte Moderna, os artistas modernistas, o movimento modernista nas artes plásticas, a Semana de Arte Moderna de 1922, pintores do modernismo.

teatro arte moderna 1922Teatro Municipal – Inaugurado em 1911, em estilo barroco seiscentista, com influência da onda do momento: art nouveau. Já ocuparam seu palco a bailarina Isodora Duncan, em 1961, os tenores Enrico Caruso, em 1917, Beniamino Gigli, em 1921, além de outros consagrados artistas. Foi, literalmente, o palco da Semana Modernista de 1922, na qual se apresentaram Villa-Lobos, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. A restauração de 1991 devolveu seus ares nobres das primeiras décadas. Conheça, do lado direito, a praça Ramos de Azevedo, homenagem ao arquiteto que projetou o teatro. As palmeiras, as escadarias, o calçamento e as esculturas sobre a obra de Carlos Gomes, de autoria do italiano Amadeo Zani, são do começo do século.

Arte Moderna

A Arte Moderna é uma forma de pintura e escultura que surgiu nos fins do século passado, reagindo contra as obras clássicas. Os primeiros pintores modernos foram os impressionistas, que escolhiam cenas de exteriores, pessoas humildes, paisagens, etc. como seus temas.

Depois deles surgiram outros movimentos de arte moderna, sempre inovando e criando novas maneiras de expressar-se. As cores vivas e as figuras deformadas (para exprimir sofri­mento), os cubos e as cenas sem lógica, são recursos que os modernistas usam para criar uma pintura livre dos modelos antigos.

Foi muito difícil para esses artistas serem aceitos, pois os críticos não aceitavam as novidades. Com o tempo, porém, foram aumentando as exposições, e o público passou a aceitar e entender os modernistas, admirando, suas obras.

Fazem-se exposições em muitos lugares, e em São Paulo há o Museu de Arte Moderna, com mostras regulares, assim co­mo as Bienais, e outras iniciativas para estimular o artista moderno.

Fontes: Artemoderna e Braziliantourism